domingo, 13 de setembro de 2009

August 13th - Chegada nos USA

Hoje é dia 13 de setembro (tá, eu sei que já passou da meia-noite, mas ainda era dia 13, quando a história começou). Me lembrei durante o banho. "Há um mês, eu chegava nos USA". Me lembro como se fosse hoje daquele 13 de agosto. Por isso, decidi lembrá-lo no twitter. A partir daí, pensei em reviver o blog. Vamos lá!

Não lembro a exata hora em que cheguei em Miami. Talvez umas 10AM, por aí. Me dirijo logo à Imigração. Sou entrevistado por um sujeito careca. De longe, senti um pouco de medo. Cara de mal. Ele me chama. Olho para o crachá dele e vejo "García", o que me deixou um pouco aliviado. Educadamente, dou um "good morning". Ele começa a falar comigo em espanhol mesmo. E eu respondia em português mesmo. Ele me concede permanência até 26 de fevereiro em território americano. Eu me despeço com um "gracias".

Vou ao baggage claim e espero por longo tempo pelas minhas malas. Na verdade uma vazia dentro da outra. Demora tanto que cheguei a pensar que teria problemas... Mas elas aparecem. É necessário pegá-las para caso seja necessária inspeção. Eu acho. Pego-as e vou ao bathroom. Me dirijo à saída. O responsável pergunta uma série de coisas a respeito do que eu carregava. Não entendi metade, mas, como deveriam ser coisas ruins, respondia sempre com "no". Quando ele ria, eu ria também. Sem entender muita coisa. Ele me libera e eu piso, legalmente, em solo americano.

Minha primeira impressão é de muita, mas muita gente mesmo falando espanhol. Mexicanos de certo. Isso me deu um pouco de receio. Como a Gripe A iniciou lá, tinha um certo temor. Deixo minhas malas no lugar onde enviavam as malas a Orlando e me dirijo à sala de embarque. Lá é necessário até tirar os tênis, para passar pelo detector de metais e pô-los nas cestinhas do raio-x, para adentrar no salão de embarque.

A viagem é curta. O avião não sobe muito. Consigo apreciar a paisagem durante o percurso. Percebo que praticamente todas as casas possuem uma piscina. O calor da Flórida requer mesmo. Chego no MCO (o Aeroporto de Orlando) e saio num grande salão. Estranho, mas sigo o fluxo e as placas, em direção ao baggage claim. Uma longa caminhada até o trenzinho (ou será que o trenzinho foi em Miami?). Durante o caminho no salão, tenho a primeira noção de que estou no território mágico. Vejo as lojas da Disney, Universal e Sea World. Desço as escadas e chego nas esteiras. As malas não custam a aparecer. Retiro-as e me dirijo ao guichê da Mears Transportation, para retirar meus tickets dos shuttles comprados.

O atendente me auxilia na retirada e me indica onde eu deveria ir. Sigo até lá e chego no ponto da Mears, fora do aeroporto A funcionária me entrega um disco que me avisaria quando o meu shuttle estivesse lá. Não era de meu interesse ficar passeando enquanto isso, então permaneci ali. Suando naquele calor, de camisa e calça. Peço para uma senhora to take the first picture of my trip (essa aí). Chegam muitos shuttles, eu perguntava se aquele seria o meu, mas nunca era.

Chega mais um, e meu disco começa a vibrar. Uau! Aquilo funciona! Genial! Desce do shuttle um motorista grandão, gel no cabelo, ray-ban. Bem figurona. Nome: Guillermo Rodriguez. No caminho até o hotel, pergunto a ele se ele speaks spanish. Com todos esses ítens, não havia dúvidas de que eu entrara em contato com o primeiro não-americano da viagem. E ele me aplica um "no, no", não sei em que língua. But OK. I decided to speak in english what I had to know.

Cheguei no Comfort Inn Lake Buena Vista e deixo a primeira tip da viagem. Vou ao check in e sou informado que só poderia entrar no quarto às 4PM. A moça me indica uma salinha, onde eu poderia deixar as malas. Aproveito para me trocar ali. Pus chinelos e uma bermuda. Tirei, óbvio, a camisa, e fiquei com a camiseta. Enfim, tudo para já me sentir no verão da Flórida. Decido ir ao Lake Buena Vista Factory Stores e ao Wal-Mart.

Enquanto esperava a chegada do shuttle, vou até o laguinho do hotel para matar um tempo. Avisto uma engraçada plaquinha. "Do not feed the alligators". Me arrependo de ter esquecido de tirar uma foto dela. Cada vez mais me sentia na Flórida. Vou até um banquinho. Um casal de senhores comenta comigo acerca da alta temperatura. Eu falo a eles que minha cidade era bem pior. Para mostrar simpatia e tentar seguir uma conversa pergunto se eles estavam "waiting for the shuttle to LBVFS". Eles respondem que sim e o assunto encerra.

Um comentário: